Leonardo Da Vinci desenhou um projeto de Ornitóptero em 1488 conforme a imagem. 

Leonardo da Vinci foi um polímata, conhecedor de muitas ciências, nascido em 15 de abril de 1452 em Vinci, uma comuna localizada na atual Itália. Conhecido por seus famosos quadros, Mona Lisa e A Última Ceia, da Vinci se tornou um dos maiores nomes do Renascimento devido a sua curiosidade em explorar muitas áreas como, por exemplo, pintura, anatomia humana, urbanismo, invenção, matemática, entre outras, sendo considerado pioneiro na aviação e balística.

O sonho do homem de voar como um pássaro data de épocas antigas. Da Vinci foi um dos pioneiros na criação de uma máquina para tirar os pés do chão rumo ao céu. A máquina, conhecida como ‘Ornitóptero’ foi inspirada nas asas de pássaros e de morcegos e deveria funcionar como um planador movido a pedais, cujas asas eram feitas para se movimentarem com as asas de um pássaro. Esta tentativa não foi muito bem sucedida, visto que a máquina se movimentava mais no solo do que no ar.

Esta imagem é uma interpretação em 3D do esboço do seu projeto de uma máquina voadora com propulsão humana. Da Vinci teve a ideia de construir a máquina, após concluir seu estudo sobre a mecânica do voo das aves. Observando o projeto podemos observar que Da Vinci levou em conta as características de uma ave ou morcego, o que pode ser observado às asas projetadas para serem leves além do seu dimensionamento e movimento que lembra a uma ave alçando voo.

Principais dispositivos do Ornitóptero de Da Vinci.

  • A máquina por ele projetada possuía asas feitas de tecido e penas para se manter leve.


  • Uma estação de controle onde o piloto deitava-se ao longo dessa estação semicircular sob as asas


  • Havia um dispositivo de flutuação caso o dispositivo pousa-se na água (localizava-se na calda do aparelho).


  • Pedal principal controlado pelo pé do controlador para que as asas fechassem num movimento de seis passos.


  • Pedal de abertura controlado pelo pé do controlador para abertura das asas num movimento de seis passos.


A máquina voadora deveria funcionar da seguinte forma: o piloto ficaria alojado sobre a prancha de madeira central, passando o pescoço e a cabeça pelo aro semicircular e as pernas pela faixa traseira. Uma vez em posição, o piloto poderia controlar todas as partes da máquina com as mãos e pés. O controle com os pés implica em empurrar os dois pedais situados na parte traseira da máquina, um para abrir as asas e outro para fechar. As mãos do piloto, por outro lado, poderiam agarrar a estrutura e garantir o suave manuseio das cordas, responsáveis por controlar as múltiplas escoras de madeira das asas.

Não se sabe ao certo qual foi o motivo para que Da Vinci não testasse a máquina, no entanto, talvez por falta de recursos financeiros por se tratar de um projeto caro para a época, ou ainda por questões da máquina não oferece segurança para o piloto.
Embora houvesse muitos entusiastas do projeto de Da Vinci e estes criados réplicas do Ornitóptero a partir do esquema original, ninguém tentou pilotá-las, mesmo tendo sido confirmado que os mecanismos são totalmente funcionais.

Next
This is the most recent post.
Previous
Postagem mais antiga

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Postagem em destaque

Ornitóptero de Leonardo Da Vinci.

Leonardo Da Vinci desenhou um projeto de Ornitóptero em 1488 conforme a imagem.  Leonardo da Vinci foi um polímata, conhecedor de ...

 
Top