Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais. Majoritariamente epífitas, as orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes.
  • Orquídeas podem ser cultivadas em vasos, placas de xaxim, fibra de côco, casca de pinus, sementes de açaí, carvão, terra (apenas para as terrestres), pedra ou em árvores dependendo da espécie. Podem florir, em sua maioria, uma vez ao ano, quando tratadas de maneira correta.
  • Mudas podem ser nutridas com uma colher de chá de farinha de osso a cada mês nas beiradas do vaso, acelerando assim seu crescimento. Os híbridos são de maneira geral extremamente resistentes, e podem prosperar mesmo em condições adversas de cultivo, crescendo mais rápido que as espécies "naturais". Incontáveis cruzamentos de gêneros ou espécies geraram inúmeros híbridos.
  • Em sua maioria, orquídeas não toleram água em demasia mas geralmente gostam da presença de substrato rico e úmido. Por este motivo, os vasos jamais devem ficar sobre pratinhos que retém água, sob pena de encharcar as raízes e matar a planta.
  • É fundamental o arejamento das raízes, daí o uso de pedaços de xaxim ou fibra de coco como substrato, e não o pó deste.

  • A rega deve ser feita de 1 a 3 vezes por semana, preferencialmente pela manhã, sempre que o substrato (onde a orquídea está plantada) estiver seco. Eventualmente, nos dias mais quentes, borrife água sobre toda a planta à exceção das flores. Evite o uso de pratinhos com água sob os vasos. Lembre-se: o excesso de água pode matar a orquídea.

  • Sempre que possível cultive suas orquídeas próximo às janelas ou áreas livres com boa circulação de ar e luminosidade. Não exponha ao sol pleno, à exceção das primeiras horas da manhã ou à tardinha.
  • Brevemente será postado muitos detalhes sobre este assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Postagem em destaque

Ornitóptero de Leonardo Da Vinci.

Leonardo Da Vinci desenhou um projeto de Ornitóptero em 1488 conforme a imagem.  Leonardo da Vinci foi um polímata, conhecedor de ...

 
Top